quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

UFMT faz maior evento nacional de computação abordando desafios para a sociedade 5.0

PUBLICIDADE
Só Notícias

A Universidade Federal de Mato Grosso realizou o Congresso da Sociedade Brasileira de  Computação (CSBC) tradicional evento nacional, que este ano foi virtual mostrando que é possível termos sensação de presença mesmo a distância e humanizar as relações via rede. O tema desta edição foi “artificialmente humano ou humanamente artificial? desafios para a sociedade 5.0”.

O CSBC durou cinco dias e sua programação incluiu, além de toda parte científica, coquetel virtual com homenagens, vernissage digital e uma animada confraternização com premiações de artigos. Construído especialmente para o Congresso, o “Ambiente Virtual 3D do CSBC” proporcionou aos congressistas uma visão em 360 graus de parte do campus da UFMT, dentre eles, o Teatro Universitário com um dos auditórios construído em homenagem a professora Andréia Gentil Bonfante, que faleceu este ano, em decorrência de um infarto. Bonfante era docente do Instituto de Computação (IC), tinha 47 anos e atuava na coordenação local de um dos eventos.

Mais de mil inscritos participaram das sessões técnicas e atividades da área, sem deixar de ter o humano no centro da inovação e transformação tecnológica. Apesar de ser uma conferência de Computação, o evento oportunizou muitas discussões políticos e sociais sobre o uso de tecnologias, em um momento em que elas têm sido fundamentais para a continuidade das atividades em meio a pandemia.

Muitas experiências acadêmicas foram vivenciadas no ambiente 100% online. Pela primeira vez, o Vernissage Digital foi realizado no CSBC. Ocorrido no “Espaço 40 Graus”, artistas como Fábio Fon, Pablo Gobira e Wellington Jr., marcaram presença na discussão da interface entre arte e tecnologia. Este ano também foi comemorado o aniversário de 10 anos do “Meninas Digitais”, programa nascido em Cuiabá-MT, que tem como objetivo – incentivar a presença feminina na área da computação e que conta hoje com mais de 100 projetos pelo Brasil, com chancela da SBC.

Em uma das noites, aconteceu o lançamento virtual do livro “Computação e Sociedade”, um livro-texto útil para todos os cursos da área no Brasil. O livro contou com a organização dos professores Cristiano Maciel (UFMT) e José Viterbo (UFF) e tem contribuição de 68 autores. O lançamento foi transmitido de um estúdio e, a partir de uma plataforma online, os autores puderam interagir e comentar os capítulos da obra.

No encerramento, ao vivo, além dos protocolos, foi realizada uma reflexão ao Dia da Consciência Negra, com a tocante participação da pesquisadora negra Mory Márcia Lobo, do Instituto de Educação da UFMT.

Para o Presidente da SBC, professor Raimundo José de Araújo Macêdo, apesar das limitações impostas pela pandemia, foi o melhor evento que ele participou no mundo virtual em 2020. “O CSBC 2020 foi um grande sucesso. Muitos debates, palestras, artigos e até livros, todos de acesso aberto e gratuito em nossa biblioteca digital e canal da SBC no YouTube. Sem dúvidas, em meio a muitos eventos nacionais e internacionais, este foi o melhor evento que participei no mundo virtual em 2020”, completou.

Um palco totalmente em 3D foi construído no pátio da UFMT para transmissão de vídeos e shows especiais, como as atrações do último dia de evento, com o stand-up do artista mato-grossense, Eduardo Butakka e apresentações da Cia Sinfônica e DJ Charles Peter, com músicas cuiabanas e quiz que marcaram a festa, informa a assessoria da universidade.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...
PUBLICIDADE