PUBLICIDADE

UFMT articula com universidade chinesa parcerias para pesquisas agrícolas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, recebeu ontem, em seu gabinete em Cuiabá, o diretor do Centro Chinês, professor Kexing Liu, da Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU). Na pauta discutiram os primeiros pontos para fomentar as parcerias para pesquisa científicas agrícolas agrárias. “A escola de língua chinesa consequentemente traz desenvolvimento para toda comunidade acadêmica e externa à Universidade, pois é aberta a todos. Agora começamos as tratativas com o diretor chinês, que é da área de Agricultura, e podemos estabelecer solidificar essa nova parceria com benefícios para ambas instituições”, destacou.

O secretário de Relações Internacionais da UFMT, professor Lucas Oliveira de Sousa, ressaltou que o projeto é o primeiro centro temático do mundo. “Essa parceria UFMT e Universidade Agrícola do Sul da China, que teve inauguração em junho de 2023, e já em outubro iniciamos as aulas, vem agora com novas turmas neste semestre. O encontro de hoje marca uma outra demanda do projeto que é o desenvolvimento de ações ligadas à pesquisa, ciência e tecnologia agrícola, em especial a Agricultura Tropical, com ênfase na área de solos, campo de atuação do diretor Kexing Liu”, disse.

O professor Kexing Liu também destacou a aproximação para essa nova etapa. “É muito importante pois nos conhecemos melhor e sabermos como podemos trabalhar. O encontro foi produtivo, pois o reitor nos orientou como podemos proceder, e então compreender os tipos de ajuda que poderão ser estabelecidas”, ressaltou, agradecendo o empenho da Secri e a UFMT na recepção.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Pós-graduação da UFMT, professor Jackson Resende, a Coordenadora de Línguas Aplicadas à Internacionalização, docente Caroline Pereira de Oliveira e professor de mandarim do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola na UFMT, Yanhui Yang.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE