sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

UFMT aprova projeto de infra-estrutura de pesquisa no valor de 1,6 milhão

PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou o projeto Apoio a Programas de Pós-Graduação em Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento de Mato Grosso junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no âmbito do Fundo Setorial de Infra-Estrutura (CT-Infra). Entre 170 projetos de todo o Brasil, a UFMT ficou em sexto lugar, no Proinfra 01-2005, com financiamento no valor de R$ 1 milhão e 600 mil. Os recursos são destinados à implantação de infra-estrutura de apoio de pesquisa para o programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa da UFMT, Paulo Teixeira de Sousa Júnior, o projeto previa pouco mais de R$ 1 milhão e 800 mil, a ser aplicado em obras e equipamentos. ´´Com a redução, é preciso, ainda, verificar os itens não contemplados´´, observa. O investimento será feito com ênfase no curso de doutorado, cujas inscrições se realizam de 10 a 31 deste mês, na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev).

Os projetos que participaram da Chamada Pública 001/2005 foram submetidos à avaliação de mérito por um comitê de 82 consultores, representantes das quatro grandes áreas do conhecimento (Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais; e Engenharias). Com base nas recomendações desse comitê, a diretoria da Finep, através da RES/DIR/0416/05, de 27/04/2005, aprovou os subprojetos, agrupados por instituição, informa o site da Financiadora.

Os Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia foram criados a partir de 1999, como instrumentos de financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no País. Há 16 fundos setoriais, sendo 14 relativos a setores específicos e dois transversais. As receitas dos Fundos são oriundas de contribuições incidentes sobre o resultado da exploração de recursos naturais pertencentes à União, parcelas do Imposto sobre Produtos Industrializados de certos setores e de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) incidente sobre os valores que remuneram o uso ou aquisição de conhecimentos tecnológicos e transferência de tecnologia do exterior. O CT-Infra, ao qual concorreu o projeto Apoio a Programas de Pós-Graduação em Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento de Mato Grosso, destina-se a viabilizar a modernização e ampliação da infra-estrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, por meio de criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos, entre outras ações.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE