sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

UFMT anuncia R$ 1,4 milhão para projetos de pesquisa

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

A Universidade Federal de Mato Grosso lançou hoje o edital de apoio à pesquisa juntamente com investimento de R$ 1,495 milhão, divididos em quatro faixas de proposta, contemplando, no total, 185 projetos. Caso não haja demanda em uma categoria, o recurso poderá ser redistribuído entre as demais para atender o maior número de projetos e pesquisadores. Os recursos poderão ser utilizados para a compra de equipamentos, material de consumo e também para custeio de serviços de terceiros/pessoa jurídica, como manutenção de equipamentos ou taxa de publicação de artigos.

Podem participar servidores ativos do quadro em todos os câmpus, coordenador de projeto de pesquisa vigente, devidamente homologado no Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e ter seu currículo cadastrado e atualizado na plataforma Lattes. O servidor não deve se encontrar afastado para qualificação, capacitação, interesse pessoal ou tratamento de saúde.

O reitor, professor Evandro Soares da Silva, destacou que a UFMT, desde sua criação, tem buscado ir ao encontro das necessidades sociais e regionais. “Há muito tempo não temos um edital pra alavancar principalmente a pesquisa, tanto daqueles que já fazem quanto estimular os que ainda não fazem. Cabe à UFMT aumentar sua atividade no relacionamento e compartilhamento com a sociedade”, declarou.

A vice-reitora, professora Rosaline Rocha Lunardi, apontou que o edital atende uma demanda histórica dos servidores  no estabelecimento de políticas que incentivem e facilitem a pesquisa na instituição. “Este momento está sendo possível por meio da participação de nossos pesquisadores e da colaboração de todas as pró-reitorias no desenho de uma proposta que pode atingir o maior número de pesquisador, especialmente os iniciantes. O edital contemplará jovens pesquisadores, mestres e doutores, incentivando o desenvolvimento de pesquisa na Universidade e como consequência aumentar o número de estudantes que poderão vivenciar as atividades de pesquisa e planos de trabalho”, informou.

O pró-reitor de pesquisa, professor Leandro Dênis Battirola, reforçou que o lançamento do edital é um momento histórico. “A UFMT é a maior instituição de pesquisa e geração de conhecimento de Mato Grosso e está atuando diretamente em todos os setores da sociedade, um papel extremamente importante”, disse, acrescentando que atualmente a universidade conta com mais de mil projetos de pesquisa sendo desenvolvidos, fruto do trabalho de mais de 360 grupos de pesquisa registrados, atualizados e certificados no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do maior número de pesquisas com bolsa produtividade do estado e mais de 700 bolsistas de iniciação científica.

As propostas devem ser feita até o próximo dia 19, informa a assessoria. A lista de inscritos sai no dia 21 e o resultado final será divulgado no dia 26 de novembro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE