PUBLICIDADE

Tudo pronto para o Fórum Estadual de Educação em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Fórum Estadual de Educação está ultimando os preparativos para a Conferência Estadual de Educação que acontece de 09 a 12 de maio em Cuiabá. Em reunião na semana passada os membros do fórum decidiram manter a agenda inicial do evento e discutiram também a forma de financiamento. A Secretara Estadual de Educação (Seduc) vai cobrir 50% dos gastos e os demais 50% serão rateados entre os demais parceiros, entre eles a Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

O Fórum é composto por representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Estadual de Educação (CEE), Sindicato Estadual dos Trabalhadores na Educação Pública (Sintep) e Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME).

O presidente da Comissão de Educação da Assembléia, deputado Humberto Bosaipo (PFL) informou que o calendário para a realização da conferência foi implantado com aprovação de todos os membros do fórum. Durante o vento, informou ele, será definido o Plano Estadual de Educação. A principal preocupação é propor políticas públicas que atendam a realidade dos municípios mato-grossenses.

Bosaipo também ressaltou a importância da participação de todos os segmentos da sociedade na construção do Plano Estadual de Educação. “Cada segmento tem sua responsabilidade nesse processo. A execução dessa conferência depende de cada um de nós”, disse.

A deputada Vera Araújo (PT) chamou a atenção para a necessidade de participação dos municípios. Segundo ela, neste momento de preparação para a conferência estadual acontecem as Conferências Municipais de Educação. Nessas conferências ocorrem as discussões do texto-base – elaborado pelo Fórum -, e são sugeridas as emendas que poderão compor o texto final a ser aprovado no final da conferência estadual no dia 12 de maio. Nas Conferências Municipais também estão sendo eleitos delegados que terão direito a voz e voto na estadual.

A secretária de educação, Ana Carla Muniz destacou a mobilização que o fórum faz para trazer os municípios para a discussão “estamos mobilizando os municípios e escolas para a discussão do texto-base e percebemos o anseio da sociedade para que aconteça a conferência. O Governo do Estado está trabalhando para que a Conferência Estadual de Educação aconteça. Para isso, contamos com as parcerias”, disse Ana Carla.

Para a presidente do Conselho Estadual de Educação, Alaídes Mendieta, o momento é de união: “há oito anos o Estado espera pela realização da conferência e esse é o momento de unir as forças para que ela saia do papel. Precisamos fazer com que essa conferência aconteça para que aconteça também a qualidade da educação em Mato Grosso”, aposta.

O presidente do Sintep, Júlio César Viana disse que estão sendo aguardados cerca de mil representantes entre alunos, professores, pais, técnicos da Educação, secretários municipais de educação e sociedade organizada. Ele lembrou que durante o encontro serão definidas as diretrizes e metas para a área educacional em Mato Grosso para os próximos dez anos e é importante que todos participem desta definição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE