A 30º edição do Encontro Nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação começou, ontem, no auditório do centro de eventos Dante de Oliveira,. O evento está abordando o tema “Planejando a Educação da Próxima Década”. A programação termina nesta sexta-feira com diversas palestras e mesas de debate. Os representantes de diversas cidades estão participando do encontro. Entre eles, estão conselheiros, profissionais da educação, secretários municipais e demais autoridades.
A secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, destacou a importância de o município receber um evento desta proporção e elogiou os trabalhos conduzidos pela UNCME, pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Gross, e demais instituições ligadas à área educacional.
“Não só a Educação ganha, mas toda a cidade de Sinop, ao receber um evento de porte nacional como este. Para nós, enquanto município anfitrião, é uma honra receber representantes de todos os Estados em nossa cidade. Esses encontros são fundamentais na estruturação da educação, pois é onde se definem as diretrizes e ações futuras. Além disso, o encontro fortalece os elos entre as instituições”.
O presidente da União Nacional dos Conselhos, Manoel Lima, disse que o encontro é um marco para os conselhos municipais no Brasil. “Este ano está sendo realizado em Sinop, de forma hibrida e, está sendo um sucesso. Só na noite de ontem tivemos mais de mil pessoas acompanhando. Sinop está de parabéns pela parceria e assistência dada ao evento. Estamos discutindo temas importantes como, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica permanente, sistema nacional de educação, a participação dos tribunais de conta e tudo aquilo que envolve a educação brasileira”, ressaltou.
Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso, Eduardo Ferreira afirmou que o encontro “coloca Sinop numa projeção nacional. Parabéns a secretária de Educação, Sandra Donato, e o prefeito Roberto Dorner, pela iniciativa, apoio e parceria. São ações como essa que dão movimento para a cidade, e coloca em evidencia ações de educação que precisam ser fomentadas”, frisou Eduardo.
Também participou da abertura César Miola, Conselheiro do TCE (RS), atual vice-presidente do Instituto Rui Barbosa e membro do Conselho Deliberativo da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil.