A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou, ontem, a concorrência dos candidatos ao processo seletivo para segundo semestre de 2009 para os cursos no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), modalidade de Educação a Distância (EaD). São 4.187 candidatos para 950 vagas, distribuídas em 10 municípios-polos, nos cursos de ciências naturais e matemática –ensino fundamental de 5 a 8 -, administração pública e pedagogia. As provas serão realizadas no dia 30 nos municípios-polos, das 8h às 12 horas.
O curso de administração pública de São Félix do Araguaia, registrou a maior concorrência com 10,04 candidatos por vaga. Em seguida, aparece Barra do Bugres com 6,93 candidatos por vaga para o mesmo curso. Sorriso aparece em terceiro lugar com 6,86 candidatos por vaga.
A menor concorrência foi registrada em Pedra Preta com 0,73 candidato por vaga para o curso de ciências naturais e matemática –ensino fundamental de 5 a 8. Em seguida aparecem Barra do Bugres com 1,28 candidato por vaga para o de ciências naturais e matemática e Pedra Preta com 1,84 candidato por vaga para pedagogia.
A Universidade Aberta do Brasil oferece 950 vagas assim distribuídas: 150 vagas para curso de pedagogia (polos de Lucas do Rio Verde, Pedra Preta e Sorriso); 200 vagas para curso de ciências naturais (polo Alto Araguaia, Diamantino, Guarantã do Norte, Nova Xavantina e Pedra Preta); e 600 vagas para administração (polos de Cuiabá, Barra do Bugres, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, São Félix do Araguaia, Sorriso e Pedra Preta).
Os cursos têm como objetivo atender professores da rede pública de ensino básico, melhorando suas qualificações e, por consequência, a qualidade do ensino nas regiões atendidas por polos UAB. Em Mato Grosso, a UAB/UFMT está presente em mais de 24 municípios-polos. Até final de 2009 estará atendendo mais 4 mil alunos com os cursos de bacharelado em administração, licenciatura em pedagogia com ênfase na educação infantil, licenciatura em ciências naturais, especialização em direito ambiental, especialização em informática na educação, aperfeiçoamento em educação ambiental, aperfeiçoamento nas relações étnico-raciais.