sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sociedade deve ajudar a melhorar a educação, diz Maggi

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi conclamou nesta segunda-feira, durante abertura do seminário “Qualidade da Educação: desafio de todos”, toda a sociedade para o engajamento na melhoria da educação em Mato Grosso. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai até a próxima quarta-feira no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Maggi afirmou que o governo estadual já investe 30,8% de toda a arrecadação com educação, incluindo gastos com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), com o Ceprotec e a Seduc. Contudo, ressaltou que mesmo com todos os investimentos, a qualidade do ensino depende também do envolvimento de toda a sociedade.

“O Governo do Estado fez muitas ações que visam à melhoria do ensino no Estado. Estamos investindo maciçamente na formação dos profissionais da educação, alfabetizando muitas pessoas em todo o Estado, investindo na recuperação da rede física das escolas. Já reformamos 245 unidades, construímos 59 e ampliamos outras 30. Mas, tudo isso ainda e insuficiente, porque a escola é responsabilidade de todos. Precisamos do engajamento da sociedade mato-grossense urgentemente, pois somente com a união de todos poderemos melhorar de fato a educação”, afirmou o governador.

Segundo o governador, os educadores devem pensar em incluir novamente no currículo escolar disciplinas como “Educação Moral e Cívica” e “Organização Social e Política Brasileira”, que ajudam na formação moral das crianças.

Maggi ainda destacou que o Governo estará aberto para ouvir todas as sugestões e criticas a serem elaboradas durante o seminário. “Queremos encontrar as soluções em conjunto, sociedade, professores, servidores da Educação, universidades, instituições de ensino privadas e Governo do Estado. Temos a consciência, e já falava isso durante a campanha em 2002, que somente com a educação podemos resgatar o cidadão e proporcionar igualdade de condições entre todos”.

O reitor Paulo Speller, presente ao evento, salientou que a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não ficará de fora do processo de melhoria da Educação Básica no Estado. “Temos consciência de que o verdadeiro ato de educar somente é construído em conjunto com a sociedade. A UFMT está à inteira disposição para participar nesta luta”.

Na ocasião, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa, afirmou que a “Casa do Povo”, também já tem atendido ao chamado do Governo do Estado e se engajado nesta luta. “Queremos nos colocar à disposição para ajudar neste desafio, porque nos também, como representantes de toda a população mato-grossense, temos a obrigação de ajudar nesta grande tarefa”.

“Como eu cidadã, como eu cidadão, posso contribuir para a melhoria da qualidade da educação em Mato Grosso?”. Com esta pergunta, a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, lançou um desafio às mais 1,2 mil pessoas presentes no evento. “Esta é a pergunta que cada um aqui tem que fazer. O desafio de melhorar a educação estadual começa por este questionamento”, observou.

Ana Carla, assim como Maggi, destacou que a educação extrapola os muros da escola pública estadual e é uma obrigação de todos. “Só teremos condições de melhorar a qualidade do nosso ensino com o envolvimento e participação de toda a sociedade. Mais do que o envolvimento, queremos o engajamento, o comprometimento por completo de cada pai, mãe, professor, aluno, merendeira, comerciante, dona de casa, empresário, enfim, toda a sociedade, porque este é um desafio de todos”, finalizou.

Também participaram do evento, os secretários de Estado, Flavia Nogueira (Ciência e Tecnologia) Yêda Marli (Turismo), Luiz Antonio Pagot (Casa Civil), Orestes de Oliveira (Casa Militar), o presidente do Fórum Estadual de Educação, Antonio Carlos Maximo, a deputada estadual Verinha Araujo, a vice-presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação Publica (Sintep) Maria Aparecida Cortez, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Alaides Alves Mendieta, o presidente dos Conselhos Municipais de Educação, Paulo Eduardo, o presidente da Associacao Mato-grossense dos Estudantes, Joao Ricardo, o conferencista Carlos Roberto Jamil Cury, o secretario Municipal de Educação de Cuiabá, João Carlos Valente, e o representantes do MEC, Celso Gesteira.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Valor de auxílio a profissionais de programa de alfabetização em MT é reajustado

A secretaria estadual de Educação reajustou o valor das...

Três estudantes da Unemat são selecionados para intercâmbio na Alemanha

A Universidade do Estado de Mato Grosso, publicou o...

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...
PUBLICIDADE