quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Sintep Sinop avalia que continuidade do ensino virtual tem sobrecarregado retorno das atividades presenciais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Diego Oliveira/arquivo)

A presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso em Sinop, Maria Aparecida Lopes, informou ao Só Notícias, que mesmo com o retorno das aulas de forma presencial em mais de 10 escolas da rede municipal e creche 3, as instituições seguem auxiliando “os familiares que optaram por manter o estudo das crianças online, por riscos de saúde (devido à pandemia), ou por questões de distância”.

Porém, ela aponta que é inviável seguir com o ensino em ambos os formatos. “Trabalhamos pelo WhatsApp gravando e mandando vídeos, a prefeitura disponibilizou ainda um site para colocarmos essas aulas e os pais deveriam acessar e pegar os materiais. Mas nós professores não estamos tendo condições de atender às salas cheias com 25, 30 alunos e ao mesmo tempo instruir os que estão em casa online. Estaríamos trabalhando além da jornada que recebemos para fazer”

Como solução temporária, a professora destacou a preparação de “apostilas, para a família ir encaminhando os estudos em casa com o filho. Mas como ficará o desenvolvimento dessa criança, se está realmente fazendo as atividades e aprendendo não temos como averiguar”

Também estão sendo tomadas medidas para combater a evasão escolar que tem sido gritante durante a pandemia. “Nós temos debatido e cobrado através do Conselho Municipal de Educação de Sinop, que a secretaria municipal de Educação deve fazer uma busca ativa, para que alunos que não possuam problemas de saúde retornem para as aulas. E se caso não puderem, que os pais ofereçam uma justificativa plausível dos motivos”.

Maria detalha que a falta de instituições em funcionamento na região do Alto da Glória, fez com que alunos de ensino médio da rede estadual “saíssem de lá para estudar na Escola Ênio Pipino, estamos falando de alunos que trabalham durante o dia, e isso também provoca casos de evasão”, concluiu.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Mais de 400 estudantes participam do aulão inaugural do Pré-Enem Digit@l em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação realizou a abertura oficial...
PUBLICIDADE