Após reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) vai modificar a atribuição de jornadas de trabalho (de aulas). De acordo com a entidade, da forma como funcionava, um processo totalmente informatizado (via web), o serviço trazia problemas para os professores, que não conseguiam fazer a atribuição a contento.
Em determinados casos, o profissional era obrigado ir para outra unidade, mesmo tendo a possibilidade de pegar aulas em mais de uma disciplina dentro da que já estava inserido.
A Seduc já programou o calendário com as mudanças previstas.
Aqueles que ficaram remanescentes na primeira etapa vão retornar às escolas de origem no dia 06 de fevereiro, a partir do meio-dia. Já o dia 07 está programado para o retorno dos pedagogos às assessorias pedagógicas. No dia 08, serão contemplados os remanescentes que não encontraram aulas em nenhuma unidade e o dia 11 está reservado para os interinos.
Segundo a secretária geral do Sintep, Marli Keller, o sindicato intercedeu junto ao órgão para a adequação do sistema por constatar que havia falhas no processo. “As mudanças são necessárias para que as jornadas de trabalhos sejam feitas de acordo com a realidade da categoria”, afirmou.