O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), sancionou a lei que criou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Educação. A publicação consta no Diário Oficial dos Municípios, que circula hoje, e o projeto, aprovado por unanimidade, em 27 de maio, é retroativo ao primeiro dia do referido mês, e beneficia cerca de 1,4 mil servidores.
O plano inclui três classes de cargos – professor, técnico administrativo educacional e apoio administrativo educacional. Assegura a todos os professores, o correspondente a 20% de sua jornada semanal para atividades relacionadas com o processo didático-pedagógico, prestado nas unidades educativas. Uma emenda garante o retorno dos cargos de pisicopedagogos.
Conforme Só Notícias informou, a administração optou por criar a jornada de 30 horas, coexistindo com as atuais jornadas de 20 e 40 horas, estabelecendo prazos e condições para que os servidores optem pelas jornadas de acordo com as necessidades pessoais e do sistema de Educação. A rede de ensino municipal tem cerca de 22 escolas e mais de 13 mil alunos.