A secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura detalhou, em levantamento ao Só Notícias, que 650 moradores integram este ano o corpo discente do projeto Mais MT Muxirum, desenvolvido pelo governo estadual e que visa a erradicação do analfabetismo entre munícipes de 15 até 80 anos, com o desenvolvimento de aulas planejadas para o desenvolvimento de habilidades básicas como leitura, escrita e uso de operações matemáticas.
A ação é desenvolvida de durante seis meses (entre abril e outubro), em escolas municipais, escolas estaduais, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), paróquias e residências, com carga horária de até 10 horas semanais e aulas em todos os períodos. Somente em 2022 foram atendidos 440 estudantes, que se comparado com o ano atual, totalizam um crescimento de 47% na abrangência do programa.
Com apoio de 38 alfabetizadores, selecionados a partir de inscrição na pasta, é atendida a população dos bairros Boa Esperança, Daury Riva, Maria Vindilina, Novo Estado, Alto da Glória, Menino Jesus, São Cristóvão, Jardim Primaveras, Jardim das Azaléias, Parque das Araras, Jardim América e Chácara Planalto. Os profissionais são delimitados com base no ensino de magistério, pedagogia, letras e ensino médio.
Além de Sinop, o projeto atende desde 2017 mais de 90 municípios como Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato, Alto Paraguai, Arenápolis, Bom Jesus do Araguaia, Barão de Melgaço, Brasnorte, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Confresa, Denise, Diamantino, Ipiranga do Norte, Jangada, Nobres , Nortelândia e outros.