O governador Silval Barbosa está, neste momento, em Brasília, em audiência no Ministério da Educação para tratar da instalação de três unidades do Instituto Federal de Ensino Técnico (Ifet) nos municípios de Várzea Grande, Diamantino e ampliar a estrutura para o de Sorriso. O assunto é debatido com o ministro Fernando Haddad e parte da bancada federal de Mato Grosso. A assessoria não informou se as 3 unidades já estão confirmadas para estas 3 cidades ou se o governador vai reivindicar que sejam instaladas.
Os Ifets são instituições de educação básica, profissional e superior distribuídas por vários campi. Especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica, também terão forte inserção na área de pesquisa e extensão. As novas unidades serão constituídas a partir da integração dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e das escolas técnicas e agrotécnicas federais, define o MEC.
Silval também tem audiências no Ministério dos Transportes para tratar da expansão da Ferronorte a Cuiabá e na Infraero, para acelerar o ritmo das obras do aeroporto Marechol Rondon, e que Mato Grosso possa sediar, também, em 2013, um dos grupos da Copa das Confederações.
(Atualizada às 19:11h)