A quinta edição do Seminário da Educação Especial começa às 19h, no anfiteatro da Unemat. Com o tema “Todos juntos por uma Educação Inclusiva! Deficiências e Saúde Mental”, o evento conta com uma programação formada por palestras e oficinas.
De acordo com a programação, após o momento cultural conduzido pela escritora Maria da Paz Sabino, com sobre o livro “A história do Juquinha: o menino que ensinava amar”, serão realizadas duas palestras. A primeira sobre a “Alfabetização pelo Método Moquinhas” e, a segunda, “Como o professor pode suspeitar da distrofia muscular de Duchenne em seu aluno”.
Na terça-feira, também às 19h e no anfiteatro da Unemat, a exposição da noite versa sobre o “Desmistificando e orientando sobre as diferenças de comportamento de um aluno com deficiência e aluno com transtorno comportamental e como o professor pode intervir frente essa realidade”.
Na quarta, às 7h30, no Cefapro, localizado no residencial sul, tem início a fala sobre a “Saúde mental dos profissionais envolvidos com a educação: como desenvolver um trabalho de excelência mantendo a qualidade de vida”.
Já as oficinas programadas para o seminário vão ocorrer na Unemat na terça, quinta, e sexta-feira, tanto no período matutino quanto no vespertino. Para participar destas atividades o interessado elegeu, no ato da inscrição, aquela que mais lhe interessava.
De acordo com a assessoria do município, o seminário está inserido nas atividades da semana de educação especial, que em Sinop, é lembrada entre 19 e 28 deste mês. A realização do evento é da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.