terça-feira, 16/abril/2024
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Seduc aponta erro em sistema e esclarece aprovação “em massa” de alunos da rede estadual de Mato Grosso

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Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria estadual de Educação emitiu uma nota, esta noite, para esclarecer a situação das aprovações na rede de ensino pública de Mato Grosso. Segundo a pasta, uma instabilidade no sistema de lançamento SigEduca/GED, após o encerramento do ano letivo, resultou na aprovação de todos os alunos matriculados.

No entanto, de acordo com a Seduc, os estudantes que não frequentaram as aulas e não cumpriram com o mínimo de 75% de frequência para aprovação, prevista em lei, serão retidos por falta e terão que fazer a matrícula na mesma série no ano que vem. Já os alunos matriculados no ano letivo de 2021 que frequentaram as aulas, não serão retidos por desempenho e ficará garantida a recuperação da aprendizagem aos alunos no decorrer do ano letivo de 2022.

Ainda conforme a Seduc, durante o retorno das atividades presenciais, as unidades escolares foram orientadas a realizar todos os procedimentos de busca ativa dos estudantes. No caso dos estudantes que não retornaram às aulas, foi orientado que caso tivessem mais de 25% de faltas consecutivas, a unidade poderia realizar o ajuste desistência/abandono no sistema da secretaria. A secretaria esclareceu que a instabilidade no sistema já foi corrigida.

Conforme Só Notícias já informou, o calendário escolar da rede estadual de ensino terminou na última segunda-feira. O retorno das aulas 100% presenciais nas unidades da rede estadual de ensino ocorreu no dia 18 de outubro. Cerca de 718 escolas retornaram para as atividades presenciais em todo Mato Grosso.

O ano letivo de 2022 iniciará no dia 7 de fevereiro de 2022 e deve ser concluído no dia 16 de dezembro de 2022. Para este calendário está previsto o início da implantação do Novo Ensino Médio para os alunos do 1° ano do Ensino Médio, a inserção do Sistema Estruturado de Ensino, a distribuição do Kit escolar, uniformes, entre outros investimentos de reforma e construção de novas escolas pelo Governo do Estado.

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