Educação

Secretaria retoma estudos para implantar Escola Militar em Sinop; unidades em MT tiveram destaque no Ideb

A secretaria de Estado de Educação informou, ao Só Notícias, que retomou os estudos juntamente com a secretaria municipal de Educação visando a implantação de uma unidade militar. Serão definidos o local onde será alugado ou construído para funcionamento da unidade e o valor necessário de investimento.

A instalação de uma escola militar em Sinop é debatida desde 2017. No entanto, segundo a Seduc, com a mudança na gestão da prefeitura, que passou ser administrada pelo prefeito Roberto Dorner, é preciso nova definição para criação ou transformação das escolas militares, que envolvem Estado, município e sociedade.

A área pedagógica e os professores devem continuar sob responsabilidade do Estado. Mato Grosso tem atualmente, 12 escolas Estaduais com direção da Polícia Militar em Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Juara, Luca do Rio Verde, Nova Mutum, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Conforme Só Notícias já informou, o bom desempenho das Escolas Estaduais Militares de Mato Grosso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi enfatizado pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ao empossar os diretores das quatro novas unidades. Até o fim do ano, de acordo com o secretário, o objetivo é dobrar o número de escolas.

Só Notícias/Fernando Sales (foto: Maúricio Vitorino/assessoria)