segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria promove semana de prevenção e combate ao bullying e cyberbullying em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Em razão do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, lembrado neste domingo (07), a secretaria estadual de Educação realiza a “Semana de prevenção e combate ao bullying e cyberbullying” na rede estadual de ensino. De 08 a 15 de abril todas as escolas da rede vão desenvolver atividades que tratem sobre a prevenção e o combate à intimidação sistemática (bullying) e intimidação sistemática virtual (cyberbullying).

Além disso, professores e demais trabalhadores da educação deverão se engajar em diálogos que possibilitem o desenvolvimento de competências socioemocionais dirigidas à tolerância, à resiliência, à empatia e ao respeito à diversidade.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, essa iniciativa busca trabalhar o tema bullying dentro dos ambientes escolares para proporcionar aos estudantes uma reflexão, promovendo um ambiente seguro e acolhedor.

“O objetivo é estimular para que todos possam desenvolver-se livremente, sem medo ou discriminação, contribuindo para o bem-estar emocional e o sucesso acadêmico de cada estudante”, completou o secretário.

Para Patrícia Carvalho, responsável pelo Núcleo de Mediação Escolar da Seduc, será um momento importante para incentivar ações de acolhimento, sobretudo às vítimas, e mobilizar a comunidade escolar a participar do Webinar Bullying e Cyberbullying que será realizado em abril em data ainda a ser definida pela Seduc.

“Vamos reforçar que o ambiente escolar é um espaço de acolhimento seguro e onde eles também poderão consolidar seus direitos, promover diálogos sobre a prevenção e o combate à prática do bullying e cyberbullying”, pontuou.

Ainda segundo ela, as unidades escolares também deverão realizar palestras, rodas de conversas abordando respeito mútuo, empatia, amizade, solidariedade, inclusão da diversidade e incluir na rotina escolar o uso das ferramentas da Justiça Restaurativa para a resolução pacífica dos conflitos no ambiente escolar.

As atividades terão as participações das Coordenadorias de Gestão Escolar e de Rede das 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE