Educação

Secretaria oferta mais de 78,3 mil vagas para novos alunos na rede Estadual; matrículas terminam na 6ª

A secretaria de Estado de Educação esta ofertado 78.335 vagas no ano letivo para novos alunos, em 323 escolas de 52 municípios. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até sexta-feira, no site da Seduc. Até agora, foram 13.607 solicitações via web, ou seja, cerca de 17% das vagas oferecidas. Para as escolas em Cuiabá as matrículas começaram na segunda-feira. Das 18.183 vagas abertas, apenas 4.856 foram solicitadas até quinta-feira. As escolas tradicionais como a Souza Bandeira e Liceu Cuiabano preencheram todas as vagas ainda na segunda-feira, mas outras, como a Presidente Médici, continuam com disponibilidade.

No Estado são 60.152 vagas disponíveis e 8.751 solicitadas até o momento. Uma das hipóteses para a baixa procura é o medo dos pais de mandarem os filhos para as escolas por causa da Covid-19. Secretária-adjunta de Gestão Educacional, Irene Costa enfatiza que a Seduc está tomando todas as medidas necessárias para o retorno às aulas de forma segura e lembra aos pais a necessidade de garantir a vaga aos filhos principalmente depois do último ano, quando a educação sofreu um grande impacto devido à pandemia.

“A Secretaria de Educação está preparando o retorno às aulas de forma segura. Foram encaminhados recursos às unidades de ensino para que possam se adequar às medidas de segurança por causa da pandemia”, destaca Irene Costa.

O processo de matrícula web ocorre, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet. Algumas escolas regulares, especializadas, do campo, quilombolas, indígenas e Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) não participam da matrícula web.

Antes de solicitar a matrícula é preciso fazer o cadastro do usuário no site Seduc. Ao fazer o cadastro, o sistema vai gerar o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para a matrícula.

Na sequência, ocorre o pedido de matrícula web. Ao confirmar a solicitação, o sistema emitirá uma ficha com as informações cadastradas, que deve ser levada pelos pais ou responsáveis na unidade escolar, junto com a documentação exigida. A data e o horário para que o documento seja levado estarão especificados na ficha.

A matrícula só será efetivada quando validada pela escola. O horário de atendimento para confirmação da matrícula nas escolas que atendem nos três turnos será das 7h às 19h e nas que atendem dois turnos, das 7h às 18h30.

Ontem, conforme Só Notícias já informou, a secretaria estadual de Educação definiu que o retorno das atividades presenciais das escolas será no dia 1º de fevereiro. Primeiro voltam os professores, diretores e assessores, que terão uma semana pedagógica (de 1º a 5 de fevereiro), fechando o planejamento para 2021. No dia 8 de fevereiro será a vez dos alunos voltarem às salas de aula, com revezamento.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)