sábado, 20/abril/2024
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Sinop: secretaria inicia rematrículas na rede municipal para 16 mil estudantes

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Só Notícias

A secretaria municipal de Educação inicia, este mês, as rematrículas dos mais de 16 mil estudantes que frequentam as escolas municipais. Nesta etapa, considerada interna, os pais ou responsáveis devem confirmar o interesse em manter as crianças tanto nas creches quanto nas escolas que ofertam o Ensino Fundamental. Igualmente, solicitar transferências entre os estabelecimentos, ou, mesmo, mudança de turno (matutino ou vespertino). O primeiro passo é responder todos os comunicados que estão sendo enviados pelas escolas às famílias. Sinop conta com 38 unidades municipais de ensino, atendendo desde a Educação Infantil até o 8º ano do Ensino Fundamental. Para alunos novos será definida a data de matrícula.

A secretária Veridiana Paganotti explicou que o período de rematrícula é crucial para que o município dimensione-se em termos de atendimento, saiba quais famílias têm interesse em mudar os filhos de escolas da Rede. Mas o principal, segundo a gestora, é que a etapa assegura a vaga interna para o próximo ano letivo. Isto porque quando o pai deixa de prestar alguma informação solicitada pela escola/secretaria, não informando sobre a permanência do filho na Rede, a mesma vaga pode ser disponibilizada para o público externo.

“A vaga é para cada um que já está estudando. Acabou o período de rematrícula vamos saber quantas vagas sobraram em cada unidade e abriremos, novamente, o período de matrículas para a comunidade geral. Além disso, é importante garantir a rematrícula e dizer que se quer que o filho permaneça na escola, no mesmo horário. Por quê? Porque outros pais querem transferir os filhos de horário”, disse, através da assessoria.

No caso de estudantes que frequentam aqueles últimos anos ofertados pelo município e, em 2019, passarão para o Estado, a secretaria municipal também orienta seus responsáveis que não deixem de responder aos bilhetes/comunicados. A prestação das informações é importante para que, mais tarde e em conjunto com o Estado, construa-se o dimensionamento de alunos entre as Redes.

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