sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria implementará exame para avaliar nível de aprendizagem dos alunos em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Estado de Educação (Seduc) implementará no próximo mês, a Avaliação para a Aprendizagem (Avalia) MT/2020. Participarão do processo os estudantes matriculados nos 2º, 4º e 8º anos do ensino fundamental e no 2º ano do ensino médio de todas as escolas urbanas, do campo e quilombolas. Serão avaliados também os estudantes dos 8º anos do ensino fundamental e dos 2º anos do ensino médio da educação escolar indígena. Os estudantes das Escolas Especializadas de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos não serão avaliados.

O objetivo da avaliação, que será aplicada nos dias 2, 3, 6 e 7 de abril, é diagnosticar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de modo que seus resultados sejam utilizados para ações de intervenções pedagógicas para melhoria da proficiência.

Serão aplicadas provas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática (para os 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 2º anos do Ensino Médio), e das áreas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza (para os 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 2º anos do Ensino Médio).

A avaliação tem como referência as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT). Cumpre as diretrizes e metas educacionais da Seduc, no intuito de buscar a melhoria de seus processos voltados para a aprendizagem dos estudantes.

Conforme destaca a secretária-adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Luzardo, o resultado do processo de avaliação contribuirá para repensar as políticas educacionais, bem como, o planejamento de ações que promovam a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

“A Seduc solicita aos gestores, professores e toda comunidade escolar a mobilização e incentivo dos estudantes, para que participem, efetivamente, de todos os dias de avaliação”, ressalta.

A secretária-adjunta informa que dentro dos próximos dias serão encaminhados às escolas as orientações com os detalhamentos para aplicação e inserção dos dados no sistema de Gestão Educacional (GED/SigEscola). As informações são da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE