Educação

Secretaria faz até 6ª feira avaliação diagnostica com estudantes da rede estadual em Mato Grosso

O período de entrega das questões da avaliação diagnóstica da secretaria de Estado de Educação (Seduc) termina próxima sexta-feira para avaliação que envolve quase todos os estudantes da rede estadual. É o momento em que o aluno vai responder questões relacionadas às habilidades que foram consolidadas no ano anterior. Para a avaliação, cada aluno vai receber um conjunto de dois itens por disciplina para serem respondidos.

Conforme o cronograma atualizado da avaliação diagnóstica enviado pela Seduc às escolas, as questões serão respondidas em casa com o acompanhamento das famílias. O material segue junto com as apostilas das aulas off-line do mês de setembro e deverão ser devolvidos em outubro. As avaliações serão impressas ou online, para quem tem acesso à internet. Neste caso, o estudante recebe as questões num aplicativo e responde no próprio computador e envia para o professor.

A avaliação será das atividades complementares disponibilizadas na plataforma Aprendizagem Conectada no período de março a julho. As atividades complementares tratam-se de um conteúdo para que os alunos se movimentassem em seus estudos, sua trajetória de aprendizagem. Durante esse período não foi considerado as atividades como carga horária letiva.

Com o início das aulas não presenciais, a Seduc realiza a avaliação diagnóstica desse período de atividades da Aprendizagem Conectada para saber o que esses alunos aprenderam ao longo desse tempo, agora com a mediação dos professores.  Com o resultado, será possível fazer um processo interventivo trabalhando os pontos que os alunos não conseguiram aprender.

No início do próximo ano letivo, a Seduc vai realizar mais uma etapa da avaliação da aprendizagem do aluno para reestruturar o currículo para o ano letivo de 2021.

Redação Só Notícias (foto: Junior Silgueiro/assessoria)