A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prorrogou por mais 15 dias o Cadastramento Educacional de Jovens e Adultos 2005. O recenseamento, que ocorreu durante este domingo (23), nos locais de votação do referendo que decidiu sobre a proibição ou não do comércio de armas de fogo e munição no país, continuará sendo realizado até o dia 10 de novembro, agora nas Assessorias Pedagógicas dos municípios.
Conforme o chefe de gabinete da Seduc, Jonas Motta Teixeira, a extensão do Cadastramento Educacional se deu pelo alto índice de abstenção durante o referendo, o que culminou em um número menor de cadastrados.
“Precisamos do maior número de informações possíveis para elaborar uma política educacional eficiente. Por este motivo, vamos prolongar por mais 15 dias esse processo. Espero que as pessoas que não responderam o questionário durante o referendo procure as Assessorias Pedagógicas”, disse o Chefe de Gabinete.
A expectativa da Seduc é de que pelo menos 400 mil pessoas respondam ao recenseamento, cuja finalidade é identificar pessoas com idade superior a 16 anos que não estão estudando e não concluíram os Ensinos Fundamental ou Médio em Mato Grosso.
Com os dados do recenseamento, que devem sair em 45 dias, o Governo do Estado juntamente com a Comissão de Educação Noturna (composta com 13 entidades), pretendem formatar já em 2006 políticas públicas pontuais e eficazes que atendam essa clientela.