quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Secretaria estadual de Educação vai implantar escola agrícola na região Sul de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Estado de Educação assinou, hoje, um termo de compromisso para criar uma escola agrícola, em Alto Garças (364 quilômetros ao Sul de Cuiabá) Esta será a terceira nesta modalidade a ser implantada em Mato Grosso. Baseada nos moldes das Escolas Estaduais em Terra Nova do Norte e Água Boa, a unidade escolar beneficiará cerca de 140 estudantes do ensino médio técnico profissionalizante já no início do próximo ano letivo.

Localizada em uma área de 30 hectares, a unidade escolar contará com locais para vivências aplicadas ao curso técnico de Agroecologia, que por sua vez segue a pedagogia de alternância e também sistema de internato.

“Essa parceria com o município de Alto Garças resultará na transformação do ensino técnico agrícola da região Sul do Araguaia. Nossos estudantes estarão mais preparados para elaboração dos projetos de vida e com vivências que resultarão na conquista de ótimas oportunidades no mercado de trabalho”, destacou secretário estadual de Educação, Alan Porto.

A partir da estruturação do Projeto Escolas Agrícolas 4.0, novas unidades escolares, que ofertem essa modalidade, serão inauguradas. Para contemplar as especificidades de produção de cada região, a Seduc irá implantar em 15 polos do Estado as matrizes curriculares que ofertem as especificidades técnico profissionalizante.

“Atualmente, Alto Garças é um município em ampla expansão agrícola pela produção de soja, algodão, milho e empresas sementeiras. A oferta do ensino técnico profissionalizante é um desejo muito esperado pela população e, a expectativa é poder firmar parcerias que fomentem a economia local. A inauguração dessa escola será um ganho para todos”, destacou o prefeito de Alto Garças, Claudinei Singolano.

Além do conteúdo teórico, os estudantes vão participar de atividades práticas vinculadas aos moldes da agricultura familiar, como o cultivo de hortifrutigranjeiros e a criação e manejo de animais. Eles também aprenderão técnicas sustentáveis mantenedoras, tanto de uma pequena propriedade, quanto da gestão de uma grande produção.

A Pedagogia da Alternância é uma oferta de ensino em período integral, em que o estudante é residente no internato, porém com aulas alternadas entre uma semana na escola e outra em casa. O período em casa é utilizado para estudo, pesquisa e observação da realidade familiar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...
PUBLICIDADE