quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Secretaria de Educação aponta progresso na adesão de programa para auxílio a estudantes em Colíder

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A secretária de Educação e Cultura de Colíder, Léia da Silva Gomes Torres, esclareceu, em entrevista ao Só Notícias, que a pasta está trabalhando para concluir a adesão da plataforma Busca Ativa Escolar no município. Criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o projeto combate a evasão e abandono das instituições de ensino no país.

“Saíram vários programas do Governo Federal e Estadual e todos no mesmo período, então ficamos com um acúmulo de atividades de documentação. Só conseguimos nos organizar após agosto, com o retorno das aulas, sem falar que esta ação não é só da secretaria de Educação, mas também da área da Saúde e Assistência Social”, apontou Léia.

A secretaria pretende sistematizar um trabalho que já vem sendo feito no meio estudantil através da ferramenta do UNICEF. “A busca ativa sempre é feita pelas escolas, procurando o aluno, descobrindo o porque de não estar frequentando a instituição, fazendo visitas em casa, comunicando aos pais. Nós alimentaremos a plataforma com as ações dessas instituições, direção, coordenação e de professores com suas turmas”, informou ela.

A secretária detalhou ainda que durante “as férias iniciais não houve evasão em número acentuado, já nas férias finais temos um crescimento de casos pois os adolescentes começam a buscar por trabalho. Porém, esse quadro de atendimento é do Estado, a evasão em Colíder, mesmo nas aulas remotas, tivemos escolas que perderam retorno de até 95% nas atividades por questões como a falta de acesso a tecnologia”.

Ainda não aderiram à plataforma Itaúba, Nova Canaã, Novo Horizonte e Terra Nova do Norte, Aripuanã, Campinápolis, Denise, Guirantinga e Indiavaí. O programa tem base estratégica composta por metodologia social e ferramenta tecnológica, disponibilizadas gratuitamente às gestões municipal e estadual.

Conforme Só Notícias já informou, a mobilização feita em dois meses pelo Tribunal de Contas do Estado garantiu a adesão de 92% dos municípios de Mato Grosso à plataforma. Nela estão disponíveis os dados sobre a exclusão e o abandono escolares no Brasil, nas cinco regiões, nos estados e nos municípios. Fornece, ainda, dados sobre situação de adesão e de implementação da estratégia em todo o país. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE