Educação

Secretaria apresenta hoje experimentos disponíveis na carreta Mato Grosso Ciências

A secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizará, hoje, às 16h, uma live para mostrar aos internautas os experimentos disponíveis na carreta “MT Ciência”’. A transmissão ao vivo será por meio do Instagram do MT Ciências. Além da apresentação virtual do local, haverá um bate-papo entre o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, e a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lectícia Figueiredo sobre as ações do MT Ciências.

“A ideia é mostrar um pouco desse poderoso instrumento de tecnologia e inovação, a maior estrutura móvel do país, que tem a finalidade de popularizar a ciência. Vamos falar sobre o desenvolvimento do projeto e novas ações que estão previstas durante esta pandemia”, disse Borgato, através da assessoria.

O baú da carreta é um laboratório de ciência e tecnologia, que possui uma sala um escritório, além de duas tendas externas armadas para abrigar o acervo de novidades científicas e tecnológicas. Durante a live, serão apresentados os seus experimentos que envolvem os biomas de Mato Grosso, a preservação da natureza, além de experimentos de biologia, física, química.

“Vamos utilizar a internet para aproximar o público dos nossos projetos. A ideia é apresentar todos os experimentos disponíveis, como globos de plasma, condução humana, vórtices de água, pêndulos de wave, além do mais esperado, que é o famoso gerador Van de Graaff, que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados”, explica Lectícia.

O projeto foi desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seciteci, com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia no estado, permitindo o acesso do cidadão mato-grossense em circuito itinerante.

O MT Ciências é constituído em uma unidade móvel adaptada com tendas anexas e planetário digital, com 32 instalações, as quais abordam áreas do conhecimento multidisciplinar e sensibilizam os visitantes para a importância da ciência e da biodiversidade, valorizando vocações, potencialidades, riquezas e a perpetuação dos valores mato-grossenses, oportunizando aprendizagem e entretenimento

Redação Só Notícias (foto: assessoria)