segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Ronda escolar será utilizada para combater violência em unidades no Estado

PUBLICIDADE

Escolas depredadas, alunos, professores e pais apreensivos, comunidade em alerta. O governo realizará ações preventivas para mudar esse cenário vivenciado em algumas unidades. A ronda escolar e a criação de um comitê institucional – para definir uma política de governo diante dos programas de combate à violência já implantados – fazem parte das medidas que serão adotadas a partir do ano letivo de 2016.

O posicionamento partiu após uma reunião, na manhã, entre os secretários de Estado de Educação e Segurança Pública, Permínio Pinto e Fábio Galindo, respectivamente.  Os detalhes destas ações serão apresentadas à população em fevereiro próximo. Mais duas Secretarias e poderes serão convidados a integrar os trabalhos.

O comitê, entre outros objetivos, fará o mapeamento das escolas com o maior índice de violência, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), e dos levantamentos e apontamentos feitos pelos gestores e professores à Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O monitoramento deste grupo permitirá um banco único de informações, que servirá para definir a atuação das ações integradas de todas as instituições.

No primeiro momento, a ronda escolar atingirá os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis, mas poderá ser estendida para outras cidades com maiores índices de violência. A maneira como será realizada está ação será apresentada até o início do ano letivo, marcado para 15 de fevereiro. O comitê terá a missão de, em médio prazo, acompanhar todos os programas desenvolvidos junto as escolas para fazer um diagnóstico e, paralelamente, apontar as ferramentas disponíveis pelo Estado.

Permínio Pinto apontou alguns casos de violência que atingiram escolas e seus entornos. Ele citou a importância de fazer um trabalho institucionalizado e com o foco no preventivo. Galindo, por sua vez, destacou que a ronda está entre as prioridades da sua atuação à frente da Segurança Pública.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE