sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Prova de matemática ainda é a mais temida no Enem

PUBLICIDADE

Segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem-2017) acontece hoje (12) em todo país e os candidatos que farão as provas de Matemática e Ciências da Natureza precisam estar atentos para se saírem bem já que, na avaliação de professores, são provas muito mais lógicas do que parecem. Segundo eles, é fundamental que o candidato consiga interpretar e analisar as questões que, em sua maioria, trazem tabelas, textos grandes, trechos de jornais e gráficos para serem relacionados com o conteúdo.

Para o professor de cursos preparatórios, Sidney Farina, da Escola do Farina, que atua há 44 anos na área, esperar uma prova fácil é se enganar, mas ele lembra que a prova é bem “dosada” e, ter noções básicas das matérias e uma visão de cotidiano é suficiente para que o candidato faça uma ótima prova. “Cerca de 40% das questões são fáceis, de 35% a 40% medianas e o restante difícil. Ou seja, se o aluno for preparado e tiver uma noção de mundo, ele se sairá bem”.

Entre as principais dúvidas dos candidatos estão os conteúdos que devem ser abordados. Na prova de Ciências da Natureza, os alunos terão que responder questões sobre Química, Física e Biologia. Na área de química a aposta dos professores está em assuntos como termoquímica, radioatividade, orgânica, água, PH e algumas técnicas de separação de misturas. Já em Física, as apostas são em mecânica, ondas, energia e suas transformações, termologia e óptica.

Em Matemática, que está entre os conteúdos mais temidos pelos candidatos, o professor Gilberto Gomes afirma que, diferente do “bicho de sete cabeças” que todos pensam ser, as questões pedem apenas uma noção básica dos principais temas na área e um bom raciocínio lógico, suficientes para o candidato fazer uma boa prova. “Tem muitas questões que envolvem lógica, é preciso estar muito atento para não se enganar”.

Já em Biologia, o professor Luiz Eduardo Saragiotto lembra que a prova deve seguir a mesma linha dos outros anos e os temas mais abordados são Ecologia, com ênfase na cadeia alimentar, desequilíbrio ambiental e tipos de poluição. Além dessa área, Fisiologia Humana, Biotecnologia, Bioquímica, conceito de evolução como Lamarquismo, Darwianismo, doenças atuais como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, também devem estar na prova.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE