A iniciativa do Instituto Federal de Educação (IFMT) campus de Cáceres, em promover educação básica e tecnológica para Jovens e Adultos, por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional de Jovens e Adultos, na Formação Inicial e Continuada, integrada com o ensino fundamental, Proeja FIC é destaque nacional e foi o único da região Centro-oeste a ser premiado com a medalha Paulo Freire.
O projeto, desenvolvido em parceria com a prefeitura e pescadores do município, além de pequenos produtores da comunidade rural de Vila Aparecida ganhou a medalha Paulo Freire pela relevante contribuição para a educação de jovens e adultos no Brasil.
Concedida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Inclusão (Secadi), desde 2005, a medalha Paulo Freire destaca experiências bem sucedidas de políticas, programas, e projetos de alfabetização e educação de jovens e adultos.
Este ano, o foco foi ações que articulam a continuidade dos estudos e a interface com o mundo do trabalho, na perspectiva da educação e aprendizagem ao longo da vida. 75 projetos de todo o Brasil foram inscritos. Os 10 finalistas receberam a visita de avaliadores do MEC e 5 foram contemplados com a medalha.