Rajadas de vento que atingiram Nortelândia, ontem, chegaram a velocidade de 100 qiolômetros por hora e provocou prejuízos incalculáveis à moradores, comerciante e Poder Público. A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil do município, Jossimar José Fernandes. O volume da chuva atingiu 112 milimetros, quantidade que em média leva um mês para ser alcançada, e fez com que o nível do rio Sant"ana, que corta a cidade, subisse quase 20 centímetros em poucas horas.
"A chuva realmente surpreendeu a todos nós, foi de uma violência que não víamos a anos na cidade, e acabou pegando todo mundo de surpresa, causando prejuízos enormes, mas o melhor de tudo que mesmo diante do forte temporal não houve nenhum caso grave" afirmou o coordenador.
De acordo com informações do Repórter News, centenas de casas e pontos comerciais como supermercados, lojas, oficinas e bares foram atingidos e tiveram muitos prejuízos. Os que não tiveram o telhado praticamente arrancado pela força do vento, foram afetados pela água que entrou pelo telhado arrancando telhas e inundando casas. Muitas famílias acabaram dormindo no chão e perderam a maioria de seus pertences.
O proprietário de uma loja que fica em um prédio de dois andares na avenida principal da cidade, ficou estarrecido com a velocidade do vento que arrancou telhas e madeiramento do telhado de sua propriedade que foram arremessados a cerca de 500 metros do local.
Na propriedade vizinha do empresário, onde funciona uma oficina de lanternagem, o vento arrancou o telhado de estrutura metálica e pilares de cimento com ferro. Nesta segunda-feira (31) as pessoas estão concertando telhados, reconstruindo muros e paredes de casas que tiveram que ser quebrados para escoar a água da chuva. As ruas também ficaram intransitáveis por conta do grande volume de água que caiu na cidade durante aproximadamente duas horas.