O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) apresentou projeto de Lei que estende o prazo de carência do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino superior (FIES). A matéria define que o prazo atual de 18 meses passe a ser de 36 meses passando a vigorar, imediatamente, a partir da conclusão do curso. Em 2011, algumas mudanças foram feitas no fundo, como a diminuição dos juros que passou de 9% para 3,4%; a inscrição passou a ser aceita ao longo do ano inteiro e não apenas no início do semestre; houve a dispensa de fiadores e entre outras medidas.
Segundo Leitão, a mudança do prazo para pagamento também é importante, uma vez que o recém-formado necessita de um tempo para se estruturar profissionalmente. “É comum que o ingresso do jovem no mercado coincida com outras mudanças que ocorrem no mesmo período. Com todo esse movimento, pessoal e profissional, é necessário que o jovem tenha um tempo necessário para se adaptar e se organizar para arcar com o pagamento de seu débito”.
O objetivo do projeto é de que o prazo de carência seja revisto para uma melhor adequação do fundo as necessidades reais dos inscritos. Atualmente o saldo é parcelado em até três vezes o tempo de duração do curso, acrescido de um ano.