segunda-feira, 6/maio/2024
PUBLICIDADE

Projeto Casa Brasil será implantado no campus da Unemat em Sinop

PUBLICIDADE

O campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Sinop recebeu na última segunda- feira a visita do coordenador do projeto Casa Brasil, Antônio Benedito Ribeiro Teixeira.

Teixeira veio ao campus conhecer o espaço onde serão construídas as instalações da Casa Brasil, e se reunir com membros da universidade que farão parte do Conselho Gestor do projeto, a ser constituído pela comunidade no início de 2006.

Durante a reunião, o coordenador explicou para equipe as linhas gerais do projeto Casa Brasil, que tem como proponente e financiador o Governo Federal, mas que depende de parcerias para seu funcionamento pleno e ininterrupto, já que a União financiará os primeiros 12 meses e depois cada entidade parceira deve se comprometer com o funcionamento do projeto.

Segundo Teixeira, a Casa Brasil deve ser um espaço ocupado prioritariamente pelas comunidades carentes da região. Estas deverão ter livre acesso a todas as atividades oferecidas no espaço. “É um espaço de inclusão social onde as comunidades poderão ter contato com cursos, entretenimento e qualificação profissional”, explica.

A Casa Brasil

O projeto Casa Brasil tem por objetivo promover a inclusão social e digital. Com o lema “Conhecimento e cidadania morando juntos”, a Casa Brasil será instalada em 90 cidades em todos os estados brasileiros, com equipamentos diversos fornecidos pela União e com um financiamento de 12 meses não renováveis.

Cada unidade da Casa será composta de um auditório com 50 lugares, um estúdio multimídia, uma oficina de rádio, uma biblioteca, um laboratório de divulgação da ciência e um telecentro – com 20 computadores conectados à internet e utilizando software livre. A Casa Brasil deverá ainda formar um Conselho Gestor com ampla participação da comunidade que definirá normas para a utilização do espaço.

O espaço Casa Brasil no campus da Unemat Sinop terá uma área de 300 m². As obras devem começar já em janeiro de 2006. O início das atividades está previsto para março. Entidades sociais como a Central Única das Favelas já enviaram carta convite propondo parceria no projeto .

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria começa pesquisa para orientar melhor jovens que iniciam ensino médio em MT

A secretaria estadual de Educação iniciou a pesquisa Escuta...

Inscrições seguem abertas para programa de alfabetização MT Muxirum em Sinop

As inscrições para o programa de alfabetização MT Muxirum...

Pais e responsáveis devem atualizar cadastro nas 647 escolas da rede estadual de MT

Pais ou responsáveis de estudantes das 647 escolas estaduais...
PUBLICIDADE