sábado, 27/abril/2024
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Professores participam de jornada de formação em Sinop

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Mais de 700 professores da Educação Básica da rede estadual participam de uma jornada formativa, desde a última segunda-feira, no município. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e coordenado pelo Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) do município, tem como objetivo a formação dos profissionais que atuam nos ensinos Fundamental e Médio e o fortalecimento da escola como lugar de múltiplas aprendizagens.

Entre os assuntos discutidos estão a análise dos índices externos e internos de Sinop, a proficiência como diagnóstico para o planejamento escolar, as contribuições da formação continuada para a prática pedagógica, a importância das Ciências Humanas na educação básica, alfabetização e letramento, Ciências Naturais e Matemática, e a identidade e a formação continuada dos profissionais de linguagens de Mato Grosso. As palestras e formações ocorrem em auditórios de quatro escolas do município e na antiga Câmara dos Vereadores.

A abertura do evento ocorreu no anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na noite da segunda-feira (27) e contou com a presença de várias autoridades ligadas à educação, entre elas o secretário adjunto de Políticas Educacionais, Gilberto Fraga, o Superintendente de Formação Profissional da Seduc, Otair Rodrigues Filho, a secretária municipal de Educação de Sinop, Gisele Faria de Oliveira, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sinstep), subsede de Sinop, Maria Aparecida Lopes Moreira, além de representantes da Unemat, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Assessoria Pedagógica. A participação especial ficou por conta do coral Vozes do Pantanal, da Unemat, que apresentou um repertório especial para a data.

Na ocasião, Gilberto Fraga destacou que os desafios comuns são possíveis de serem superados. “A aprendizagem assegura cidadania e emancipação aos nossos estudantes”, pontuou. Já o superintende Otair fez uma retrospectiva sobre o desenvolvimento da formação continuada nas 753 escolas estaduais, provocando a reflexão sobre a atuação do Cefapro para o fortalecimento da prática pedagógica. “Neste momento, percebemos a necessidade de observar detidamente a proficiência dos estudantes e a formação continuada possibilitará a saída do senso comum”, afirmou, destacando que a análise sobre a prática do educador possibilitará planejamentos, replanejamentos e o desenvolvimento pedagógico coletivo nas escolas.

A jornada será encerrada, esta tarde, com salas temáticas, apresentações culturais e de Cordel, além de avaliação final. A oferta de formação continuada para todos os profissionais da educação básica e suas modalidades faz parte das ações prioritárias para a pasta da Educação, contidas no programa Transforma Mato Grosso, programa de políticas públicas pactuado com todos os secretários e que prevê mais de 3.000 ações do governo.

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