quinta-feira, 25/abril/2024
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Professores e acadêmicos definem logística de transportes do arroz em Sinop

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Os professores Gilberto Sisto Fernández, Paulo J. Körbes, Marcia da Silva Cezar, do campus da Unemat em Sinop apresentaram ao Só Notícias os resultados do projeto de pesquisa sobre logística no transporte de arroz. Eles concluíram que ” é reconhecida a importância decisiva que tem o transporte na logística de qualquer cadeia produtiva. Um sistema de transporte não adequado encarece significativamente os custos da cadeia toda, rodovias em condições precárias, bem como problemas importantes relacionados com afetações meio-ambientais geram perdas do produto e de tempo, ocasionando filas de espera enormes nos armazéns e estradas para o escoamento e comercialização do produto”.

O estudo aponta que “numa cadeia produtiva regional, a logística de transportes produtor-armazém poderia ser analisada de forma sistêmica, determinando integralmente o que é melhor para toda a cadeia e não de forma individual. Observa-se que em épocas de safra, os caminhões esperam até três dias na fila para descarregar o produto incorporando todas suas implicações negativas. È claro que esse quadro depende também da localização e capacidades de armazenagem, como tem expressado o engenheiro Ângelo Maronezzi, Presidente da APA-MT. Essa sistematização poderia ser base de uma programação diária efetiva do transportes que contribuiria a minimizar esses congestionamentos”.

Preocupado com a questão para encontrar uma melhor estratégia de transportes do arroz na região de Sinop, o projeto “Soluções a Projetos Logísticos de Transporte e Localização Agro-industrial no Norte Mato-grossense” (PROLOG), executado pela Unemat/Campus de Sinop, coordenado pelo professor doutor Gilberto Sisto Fernández e com financiamento da FAPEMAT, desenvolve uma pesquisa nesse campo utilizando as distâncias totais produtor-armazém como critério de otimização.
O fato de ser selecionada a distância total de deve primeiro pela sua representatividade e objetividade; segundo, a agilidade para obter essas distâncias, terceiro, que os custos por tonelada transportada são muito variáveis dependendo de muitos fatores e, por último, minimizar distância implica em minimizar também os custos, as perdas do produto e os tempos de transportação sempre que seja selecionada a melhor rota dos produtores aos armazéns. A expressão para representar a distância percorrida é o “tráfego total”, ou seja, as toneladas-quilômetros totais, sendo sua minimização o objetivo a alcançar no sistema de transportes.

A pesquisa realizada contempla mais de quinhentos produtores de arroz com sete armazéns, mas por limitações de espaço só foi utilizada uma amostra de noventa e um produtores corretamente localizados e com suas produções bem definidas. O método de solução é simples e funcional, presente em disciplinas dos Cursos das Ciências Sociais Aplicadas e os Métodos Quantitativos, sendo necessária uma breve explicação do mesmo. A informação primária utilizada consiste em:

a) Quantidade total de produtores com suas respectivas produções de arroz a transportar nesse ano e localizações;
b) As capacidades respectivas instaladas dos sete armazéns durante a época de safra;
c) As distâncias em quilômetros desde cada produtor a cada armazém;
d) Produções ou capacidades em excesso, segundo seja o caso, do produtor ou armazém, sendo uma situação de desequilíbrio quase normal.

Objetivo a alcançar: Determinar a variante de transportes que garanta o envio de todas as respectivas produções, e que sejam respeitadas as capacidades individuais dos armazéns com o mínimo de distância ou tráfego total percorrido.

A solução foi possível mediante os sistemas de computação especializados nessas situações, sendo vários os existentes: LINDO, LINGO, QSB, WinQSB, todos de fácil manipulação. O primeiro valor que entregues é o valor do Trafego Total Mínimo que dividido pela produção total o resultado seria a distância mínima percorrida.
Outro aspecto de interesse entregue é a vinculação ótima produtor-armazém, ou seja, cada produtor a que armazém enviar sua produção respectiva e em que quantidade.

Uma das grandes vantagens do sistema o constitui a especialização da vinculação do transportes sendo mínimos os envios respectivos, por exemplo, dos noventa e um produtores considerados só seis se vinculam a dois armazéns e os outros oitenta e cinco só a um armazém, constituindo uma característica muito importante para o planejamento eficiente da logística de transportes do arroz na região.
Também da para conhecer os recebimentos em cada armazém dos produtores com as quantidades respectivas, e também quais armazéns ou produtores tem capacidades ou produções em excesso segundo seja o caso.

Também o sistema pode dar resposta rápida as seguintes perguntas muito importantes pela grande possibilidade de ocorrência:

1)Como podem ser avaliadas as modificações nos dados primários, no sentido de que algumas das produções ou capacidades contempladas podam ter um comportamento diferente ao previsto?
2)Qual seria a incidência técnica e econômica se uma vinculação não seja efetivada por diversas causas, ou se um produtor não tiver vínculo com determinado(s) armazém(s)?
3)Como se contempla a possibilidade que os excessos de capacidades nos armazéns ou nas produções dos agricultores, segundo o caso, não aconteça num determinado armazém ou produtor?
4)Como solucionar a alternativa que todos ou alguns dos armazéns aproveitem uns mínimos de suas capacidades instaladas?
5)Como solucionar a alternativa que todos ou alguns dos produtores transportem um mínimo de suas produções totais quando são excessivas com respeito as capacidades de armazenagem?

Conclusão:

O sistema explicado sobre a situação de transportes pesquisada pelo projeto, analisou também múltiplas variantes importantes que poderiam acontecer na realidade produtiva com seus resultados, inclusive ele mesmo foi aplicado, junto a outras técnicas, no estudo da localização agroindustrial da região.
Além do conhecimento da vinculação geral estratégica produtor-armazém, outro aspecto de muito interesse seria a consideração de sua dinâmica durante todo o período de safra, ou seja, a aplicação desse sistema numa programação diária do transportes.

Ela consistiria em que sendo conhecida em qualquer um dia de safra as colheitas de arroz dos produtores e as capacidades disponíveis dos armazéns, são lançados no sistema esses dados e imediatamente têm-se a solução da vinculação produtor-armazém ótima para esse dia específico.
Esses dados podem ser conhecidos inclusive com poucas horas de antecedência pela rapidez de execução do sistema, comunicando rapidamente os resultados aos implicados necessitando apenas dos meios de comunicação normais.
Os dados sobre os produtores e indústrias utilizados na pesquisa não serão divulgados sem a prévia autorização das entidades envolvidas. Só serão tratados de forma geral sem especificar a fonte.

Os acadêmicos Pollyanna Segato Antunes, Alanna Cristina Telemberg, Clarice Panini, Irene Motta, Liudemar de Lara e Luiz Mar Faquini Júnior também participaram da elaboração da pesquisa.

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