PUBLICIDADE

Professor da UFMT Sinop participa de curso internacional no Nepal

PUBLICIDADE

O professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, Domingos de Jesus Rodrigues, participou, no final do ano passado, do curso internacional “Conservation in Practice”, realizado no Nepal. As aulas possibilitaram a interação da Griffith University e o PPBio Australasia com a UFMT e a discussão da viabilização de intercâmbios e da implantação de cursos internacionais na instituição.

O curso faz parte do programa de Bacharelado em Ciência, da escola de meio ambiente da Griffith University e teve a duração de quatro semanas (do dia 26 de novembro a 22 de dezembro de 2013). A programação incluiu palestras de pesquisadores locais, que abordaram problemas de gestão de áreas protegidas e os processos de tomada de decisão do mundo atual. Também foi discutida a execução de pesquisa e monitoramento da fauna e flora na grade do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), instalado no Parque Nacional de Chitwan, no Nepal.

A outra etapa das atividades foi realizada na cordilheira do Himalaia, no Annapurna Conservation Area Project – ACAP (projeto Área de Conservação do Annapurna), onde foram abordadas as estratégias usadas para a conservação dessa região, desde a integração com as comunidades locais, fomento do turismo e criação de zonas de buffer.

Segundo o professor, que é integrante do Núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Mato-grossense (Nebam), a experiência trouxe algumas questões intrigantes como “a constatação de que o Nepal [um dos países mais pobres do mundo] possui uma boa base conservacionista, principalmente voltada para a conservação de sua biodiversidade”.

Ele acrescenta, ainda, que “a interação da Griffith University e o PPBio Australasia com a UFMT [já que a UFMT também faz parte do PPBio-Brasil], está proporcionando o estreitamento de relações entre as duas instituições, com possibilidades futuras de cooperação técnica, possibilitando o intercâmbio de pesquisadores e estudantes. Além disso, está sendo discutida a criação de um curso internacional [Biodiversity and conservation: studying three Brazilian Biomes] nos três biomas que ocorrem no estado de Mato Grosso, envolvendo os programas de mestrado e doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade [campus de Cuiabá], programa de mestrado em Ciências Ambientais [campus de Sinop] e Environmental Futures Research Institute da Griffith University”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE