A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou hoje, em conjunto com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e a Pró-Reitoria de de Assistência Estudantil (Prae), encontro para discutir a evasão no ensino superior. Especialistas no assunto abordam o tema com gestores da UFMT para apresentar diferentes ações para garantir a permanência dos estudantes.
De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFMT, professor Adelmo Carvalho da Silva, o encontro reúne equipes da Proeg, Proplan e Prae. “É um momento em que a pró-reitoria chama os servidores para discutir uma temática ímpar para a universidade brasileira, a evasão no ensino superior”, destacou o pró-reitor sobre o evento que contou com palestras e debates para discutir ações e estratégias para avançar sobre a evasão no setor.
A professora Luciene de Paula, Coordenadora de Formação Docente da Proeg, explica que o evento é importante para compreender melhor a evasão no ensino superior. “A gente tem percebido ao longo dos semestres um aumento. A gente vem estudando muito sobre esse tema como um fenômeno que não é local. Não é da UFMT, ou de Mato Grosso. É um problema que envolve o Brasil como um todo e por isso que a gente tem buscado estudar bastante, reunir nossa equipe para buscar estratégias para entender o que acontece”, pontua.
A proposta do encontro é apresentar ações para minimizar a evasão no ensino superior. “Quando a gente fala de evasão, a gente fala em ações que visem a permanência. A gente tem um grande problema em trazer esses alunos para a universidade. Tivemos uma época em que os jovens tinham como sonho entrar na universidade e hoje temos um perfil um pouco diferenciado”, conta a professora, acrescentando que há jovens que desistem pelo caminho demandando a compreensão do fenômeno e como é possível ajudar.
Nacionalmente, o nível de evasão está em um nível bastante alto. “O que nós estamos buscando fazer de diferente é compreender que, até agora, quando a gente olhava a evasão era da universidade como um todo. Para o ano que vem, a gente quer fazer ações mais focadas nos cursos para entender particularidades do fenômeno”, relata a coordenadora sobre a meta de acompanhar pelo menos um terço dos cursos da UFMT para compreender as implicações nas unidades da universidade.
Para o Gerente de Apoio Pedagógico da Proeg, Luis Philippe de Arruda Lima, é preciso avançar também em métodos nas salas de aula. “Um dos pontos fundamentais do combate a evasão é fornecer aos professores ações que possibilitem uma melhoria dos métodos utilizados em sala de aula. A Gerência de Apoio Pedagógico oferta as ações para dar oportunidade aos professores para buscar atualização de métodos e compreensão do comportamento do aluno”, destaca o gerente.