sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Prazo de inscrição para o LetrAção termina no dia 15

PUBLICIDADE

O prazo para as inscrições da 3ª etapa do projeto LetrAção se encerra na próxima semana. As pessoas que não sabem ler e escrever têm até o dia 15 de outubro para se inscrever. O LetrAção é desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e visa a reduzir a taxa de analfabetismo em Mato Grosso, que chega a 11% da população.

Jovens, adultos e idosos que fazem parte desta estatística devem procurar a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as Assessorias Pedagógicas de todo o estado ou as escolas estaduais para se inscreverem. O cadastro também pode ser realizado pelo Disque-Alfabetização, que funciona pelo número 0800-647-6325.

A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, alerta que esta será a última etapa do LetrAção, já que 2006 é um ano eleitoral e não poderá ocorrer cadastramento. “A meta é cadastrar mais de 30 mil pessoas, que começarão a estudar já em fevereiro de 2006. Para isso, contamos com o apoio de todos os setores. É preciso que a igreja, as associações, Roctary e Lions, prefeituras, e também os familiares se envolvam e ajudem no cadastramento”, afirma Ana Carla.

Além dos não-alfabetizados, o cadastro pode ser feito por alfabetizadores voluntários. Essas pessoas, que devem preencher alguns requisitos, podem montar uma turma e cadastrá-la no LetrAção.

Para ser um alfabetizador do LetrAção é necessário ter nível superior, com habilitação em Pedagogia ou Letras, estar cursando um desses dois cursos, ou possuir o magistério com experiência em alfabetização de adultos.

Os alfabetizadores ficam responsáveis por montar as turmas com limite de 20 a 25 pessoas, bem como providenciar o local para realização das aulas. Para executar esse trabalho, eles recebem uma ajuda mensal de R$ 120 e mais R$ 7 reais por aluno.

Desde sua implantação em 2003, o LetrAção já possibilitou a alfabetização de 40 mil pessoas em Mato Grosso. Na primeira e segunda etapas, 24,8 mil pessoas de 78 municípios foram alfabetizadas. Atualmente, na etapa intermediária, mais de 16 mil cidadãos de todo o estado participam da alfabetização.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria de MT apresenta plano de educação no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE