sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum quer segundo grau profissionalizante em alimentos

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Nova Mutum quer a implantação de um curso de segundo grau profissionalizante na área de alimentos no município. Este foi o assunto de reunião realizada na última semana, ocasião em que estiveram presentes as secretarias municipais de Indústria, Comércio e Turismo, Educação e Cultura, Ação e Promoção Social, assim como representantes das indústrias Perdigão Mato Grosso e Excelência/Intercoop.

A idéia inicial, de acordo com o secretário Valdomir Ottonelli, parte do pressuposto de que existe um grande contingente de jovens concluindo o segundo grau todos os anos no município e que por razões diversas acabam não ingressando no ensino superior. “Como o ensino médio não é profissionalizante na zona urbana, tais jovens não tem conhecimentos específicos para ingressar no mercado de trabalho”, explicou.

Ottonelli disse mais. “Na contra mão dessa situação estão às indústrias de alimentos do município e também da região. Elas estão enfrentando problemas devido à carência de profissionais técnicos”. A idéia inicial é possibilitar que os jovens possam optar por um segundo grau profissionalizante e mesmo o retorno daqueles que já concluíram, para cursar apenas o ensino técnico.

O próximo passo, de acordo com o secretário, é elaborar um projeto objetivo do que se pretende fazer, identificar os parceiros e suas contribuições, assim como buscar auxílio em alguma instância do Governo Estadual. “Hoje, a tendência em Mato Grosso é diversificar a produção e a indústria de carne ganha cada vez mais espaço. Entretanto, não se está investindo na qualificação da mão de obra para o setor”, disse.

Em Nova Mutum já existe um exemplo claro de como o ensino profissionalizante garante o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. Trata-se da Escola Municipal Rural Produtiva Ranchão, que todos os anos foram mais de 40 técnicos agropecuários. Tais formandos são requisitados em toda região, tanto que a escola aumentou o número de vagas oferecidas para este ano letivo.

Na quinta-feira, dia 23, a implantação de um curso profissionalizante em Nova Mutum volta a ser tema de reunião na prefeitura.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria de MT apresenta plano de educação no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE