O Ministério da Educação deve anunciar na próxima terça-feira a nova data para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi cancelado por causa do vazamento da prova ocorrido esta semana em São Paulo. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, que esteve reunido durante toda a tarde de ontem com o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o Comitê Gestor do Enem vai se reunir amanhã com reitores de universidades para definir a melhor data para a realização do exame.
Ele não descartou a possibilidade de a prova ser realizada em um dia de semana devido à dificuldade de conciliar a nova data do Enem com os vestibulares. Fernandes acrescentou que a nova prova já está pronta.
Neste domingo ocorrerá outra reunião entre representantes do Mec e do Inep para discutir questões ligadas à logística e à segurança das informações do Enem.
Esta semana, o jornal O Estado de S. Paulo informou ao ministro que teria sido procurado na quarta-feira (30) por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que entregaria em troca de R$ 500 mil.
As provas seriam aplicadas neste final de semana em 113.857 salas de 10.385 escolas diferentes. Cerca de 4,5 milhões de candidatos se inscreveram no exame. A partir deste ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).