Representantes de 15 municípios da região devem se encontrar, nos próximos dias 29 e 30 de junho, em Sinop, para o encontro intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (Conae), com objetivo de debater as propostas para educação básica, profissional, tecnológica e superior. O local de encontro ainda será definido. Serão debatidos seis eixos nos dois dias. Sendo o papel do Estado na garantia do direito de educação de qualidade; qualidades de educação, gestão democrática e avaliação; democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos profissionais de educação; financiamento da educação e controle social e, justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.
Segundo a coordenadora da comissão intermunicipal da Conae, Kátia de Oliveira Carvalho, o objetivo é a busca de melhoria educacional em todo o país. Após as fases intermunicipais, o encontro deverá ser realizado em Cuiabá, em outubro, valendo a fase estadual. A nacional será no próximo ano, em Brasília.
O encontro será aberto ao público, para acompanhamento. “É importante que se faça presente, como ouvinte, que participe, pois é um momento ímpar da nossa educação, tivemos conferência da educação básica, mas nacional é a primeira teremos”, destacou Kátia. Terão direito a expressar opinião e a voto os delegados (representantes) de cada município, como Sinop, Sorriso, Tapurah, Itanhangá, Vera, Claudia, Santa Carmem, Nova Santa Helena, Colíder, Itauba e outros.
O primeiro encontro, pela fase intermunicipal, foi semana passada, em Pontes e Larceda.