domingo, 19/maio/2024
PUBLICIDADE

Municípios do Nortão são beneficiados com convênio para educação à distância

PUBLICIDADE

Quarenta municípios foram beneficiados pelo convênio pluripartite de cooperação educacional que garante a formação de professores para a educação infantil e uma melhor qualidade de ensino. O convênio é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. O programa vai qualificar os profissionais da educação infantil que ainda não possuem o curso de graduação na área. Todo o método será desenvolvido através do Núcleo de Educação à Distância -NEAD. Este núcleo coordenará o curso de pedagogia com habilitação em educação infantil. O trabalho será executado nos pólos, onde haverá um núcleo. Os profissionais vão passar por um processo seletivo e deverão estudar, no mínimo, quatro anos.

O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, ressaltou que a parceria com a UFMT vai fazer com que os municípios sejam melhor assistidos com o programa educacional. “Os colegas prefeitos estão assinando um convênio que vai garantir mais recursos para a educação infantil e também para o pagamento de dívidas com o setor da educação”, assinalou.

Conforme o reitor da UFMT, Paulo Speller, os convênios fazem parte do processo de interiorização da universidade. “Nossa preocupação é com a formação continuada. Estamos dinamizando estes pólos para garantir aos municípios uma melhor qualidade de ensino”, destacou.

O prefeito de Colíder, Celso Banazeski, informou que o município tem o programa de ensino à distancia desde 1995, quando foi assinado o primeiro convênio entre a prefeitura e a Universidade Federal de Mato Grosso. Segundo ele, mais de 500 alunos já foram beneficiados com o programa. “Agora vamos treinar mais 160 professores para o ensino infantil”, disse ele.

O prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Carlos Roberto da Costa, assegurou que o programa atenderá a necessidade da educação nas zonas rural e urbana do município. “Com certeza vamos elevar muito a qualidade de ensino, pois este convênio representa um avanço para o processo de aprendizado em nosso município”, afirmou.

O prefeito de Guarantã do Norte, José Humberto Macedo, fez questão de frisar que o convênio é importante para a educação tendo em vista a qualificação dos professores. “Os alunos devem ter uma boa formação e para isto dependem de bons professores. Este programa já chegou ao nosso município há mais de dez anos, mas não teve continuidade. Agora com o novo convênio, estamos otimistas com a iniciativa da universidade”, ressaltou.

O prefeito de Juína, Hilton Campos, disse que o ensino à distancia para formação de professores foi implantado no município há mais de dez anos e que gerou bons resultados. “Essa parceria com a universidade vai nos ajudar muito, pois temos mais seis mil alunos na rede municipal, que dependem deste trabalho de qualificação para a educação infantil”, afiançou Campos.

Para o prefeito de Poconé, Clovis Damião Martins, a parceria com a universidade vai auxiliar muito a educação infantil, que é fundamental em todos os municípios “Vamos oferecer às nossas crianças o que elas merecem, pois o papel dos centros de educação infantil é cuidar e educar. Este convênio vem ao encontro das necessidades dos municípios”, salientou o prefeito.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo de inscrições para o SuperChef da Educação em Mato Grosso

As inscrições do ‘SuperChef da Educação – Melhores receitas...

Secretaria de MT prepara Jovens Embaixadores para atuação internacional

A secretaria estadual de Educação fará preparação, do próximo...

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para as convocações...
PUBLICIDADE