sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

MT Fomento poderá financiar compra de materiais escolares

PUBLICIDADE

O MT Fomento poderá financiar empréstimos para compra de material escolar a alunos de cursos de graduação no Estado. A possibilidade está prevista em projeto de lei do deputado J. Barreto (PL), apresentado na sessão de quinta-feira, 28 de abril. A matéria ainda passará pelo voto dos deputados da Assembléia Legislativa e pela sansão do governador Blairo Maggi (PPS), mas devido a sua importância e alcance social, o liberal acredita que conseguirá apoio dos colegas.

Conforme Barreto, é grande o número de estudantes que desistem de cursos superiores por não terem condições financeiras de arcar com a compra do material necessário ao acompanhamento das aulas.

A proposta do deputado cria o Programa de Crédito destinado ao financiamento de material escolar para os estudantes matriculados em cursos de graduação. A MT Fomento será o agente financeiro apto a realizar a operação bancária, através de contrato próprio com os alunos. O projeto prevê ainda a regulamentação da lei em 90 dias. O governo do Estado deverá estabelecer critérios de operacionalização do programa, inclusive definindo que a taxa de juros não ultrapassará 6% ao ano.

A apresentação desse projeto pelo deputado Barreto vai ao encontro de um dos grandes anseios da população, o acesso à educação. O governo federal tem apresentado programas na intenção de facilitar cada vez mais a entradas dos jovens na universidade. Inclusive buscando garantir vagas na rede particular de ensino superior, quando as cadeiras nas universidades públicas são insuficientes.

Mas garantir o ingresso do estudante na faculdade não resolve totalmente a questão. É preciso oferecer condições para que os cursos sejam concluídos, dando ao jovem maiores condições de inserção em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. E isso pode ser resolvido no Estado pelo Programa de Crédito para Financiamento de Material Escolar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE