terça-feira, 7/maio/2024
PUBLICIDADE

MT é finalista em quatro concursos nacionais na área da Educação

PUBLICIDADE

Mato Grosso está sendo representado em quatro concursos nacionais envolvendo a educação. Os resultados nacionais serão divulgados em dezembro. São projetos em diferentes áreas, que envolvem gestores, professores, merendeiras e alunos. O resultado mais recente diz respeito à 2ª Edição do Prêmio Respostas para o Amanhã.

Promovido pela Samsung, com a coordenação Centro de Estudos e Pesquisas – educação, cultura, ação comunitária (Cenpec), o prêmio tem o objetivo de fomentar e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio da rede pública. E conta com apoio da Unesco, do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), da Organização das Escolas Ibero-Americanas (0EI), Reduca (Rede Latino Americana pela Educação) e Youth Voices Adobe.

Nesta 2ª Edição, dois, entre os 20 selecionados para participarem da etapa final, são oriundos das Escolas Estaduais Milton Armando Pompeu de Barros, do município de Colíder, e da Pedro Neca, de Porto Esperidião. Os cinco finalistas nacionais, um de cada região, serão conhecidos ainda esta semana.

O Prêmio ‘Respostas para o Amanhã’ visa promover a realização de projetos científicos que apresentem soluções simples para melhorar o local onde vivem, contribuindo com uma sociedade mais sustentável. Um deles, seguindo essa linha, é o “Transformers: renovando a sucata”, desenvolvido com a participação de 17 estudantes de Colíder, sob a orientação da professora Elizângela Mazei da Silva, propõe a reutilização de equipamentos eletrônicos que são descartados.

Na comunidade não existe – exceto um coletor de pilhas e baterias – ambiente apropriado para esse descarte. Depois de assistirem ao filme Transformers, que mostra a transformação de um equipamento em outro, os alunos perceberam que poderiam seguir a dinâmica e ainda contribuir com a diminuição do lixo eletrônico, uma vez que tal material seria retirado do lixo para cumprirem outra finalidade.

O outro projeto selecionado é de Porto Esperidião e envolve 22 estudantes da zona rural. Sob orientação do professor Adair José Pereira, eles viabilizaram um “Biodigestor Anaeróbico”, sustentável para a escola. Consiste na utilização de esterco de gado e de porcos (fezes bovinas e suínas), que após o processo anaeróbico (acontece em ambiente fechado), produz o gás de cozinha, chamado gás metano.

“Os dejetos ficam separados, sendo considerados o melhor esterco orgânico e, portanto, sendo utilizados em hortas da escola e da comunidade”, explicou o professor.

Os dois projetos finalistas já receberam uma câmera digital e um notebook, ambos da marca, para a escola. Os cinco finalistas serão contemplados com um celular smartphone para cada aluno e um tablet para o professor orientador. E o melhor do Brasil (escolhido entre os cinco) premiará a escola com 40 notebooks. Um deles também receberá troféu por escolha do júri popular.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat abre inscrições para pós-graduação em Letras em Sinop

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está...

Secretaria começa pesquisa para orientar melhor jovens que iniciam ensino médio em MT

A secretaria estadual de Educação iniciou a pesquisa Escuta...

Inscrições seguem abertas para programa de alfabetização MT Muxirum em Sinop

As inscrições para o programa de alfabetização MT Muxirum...
PUBLICIDADE