Mato Grosso é o Estado com maior número de inscritos no Sisu -Sistema de Seleção Unificada- para promover a seleção dos candidatos às vagas em universidades públicas. Das 51 instituições participantes, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve 56.703 inscritos, o maior número de candidatos, contabilizados todos os cursos com vagas disponíveis no sistema. Nesta primeira edição da seleção unificada, a UFMT ofereceu 5.008 vagas, distribuídas em 97 cursos.
O Ministério da Educação nos seis dias que abriu inscrições, 793,9 mil pedidos de estudantes para os 974 cursos de graduação oferecidos por 51 instituições de educação superior. O resultado da primeira etapa da seleção unificada será divulgado nesta sexta-feira (5) e estará disponível para consulta na página eletrônica do Sisu.
Para garantir a vaga, os candidatos classificados devem fazer a matrícula na instituição para a qual foram classificados. O prazo de matrícula — o mesmo para todas as instituições — começa na segunda-feira, 8, e vai até o dia 12. Os candidatos devem observar a documentação exigida pela universidade ou instituto federal de educação, ciência e tecnologia.
Os candidatos não selecionados nesta primeira etapa terão nova chance. Eles devem fazer a inscrição na segunda etapa, que começa no dia 15 próximo e vai até o dia 20. Serão oferecidas, então, as vagas não ocupadas na primeira fase.