PUBLICIDADE

Mato Grosso tem 25% da população matriculada em escolas

PUBLICIDADE

Mato Grosso tem 763.437 mil pessoas matriculadas em escolas, segundo os dados do Censo Escolar 2010, divulgados nessa segunda-feira, pelo Governo Federal. O total representa 25% da população do Estado, atualmente superior a pouco mais de três milhões de habitantes. Os números do Ministério da Educação abrangem desde a educação infantil (pré-escola e creches), ensino fundamental, médio, passando também pelo programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O maior número de estudantes pertence ao Ensino Fundamental. Ao todo, são 440.559 mil divididos entre os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6ª ao 9º ano). Já o Ensino Médio conta com pouco mais de 130,4 mil matriculados em instituições de ensino regular. Na Educação Infantil o Governo Federal concluiu que há 30.06 mil crianças em creches e 63.672 mil cursando a pré-escola.

Em relação à Educação de Jovens e Adultos são 62.124 mil pessoas vinculadas ao Ensino Fundamental e outras 36.617 mil no Ensino Médio. Na capital mato-grossense Cuiabá, o número de matriculados divide-se em 15.338 para a Educação Infantil, 31.328 no Ensino Fundamental séries iniciais, 28.442 para as séries finais, outros 18.827 mil no Ensino Médio, além de 17.478 mil na Educação de Jovens e Adultos.

No Brasil, segundo o Censo, são 42,9 milhões de matriculados nas escolas, o que representa 22,5% da população. No Ensino Fundamental são mais de 26 milhões matriculados, segundo o Censo. A Educação Infantil conta com 4.897.913 matriculados, isto é, 11,53% do total de matrículas, sendo 1.346.971 em creches e 3.550.942 na pré-escola. Conforme o Censo, já no Ensino Médio há 7.242.808 matriculados (17,05%). No EJA são 3.642.513 matrículas.

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira as informações do Censo são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educa ção, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além disso, conforme o governo, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE