Mato Grosso registrou 163.139 inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, este ano. O número foi confirmado pelo Ministério da Educação, apontando aumento de 9% em relação ao ano passado, quando foram 149.558 – incremento de 13.581. A quantidade é expressiva mas houve redução no comparativo com 2014, quando foram 180.018.
As provas serão aplicadas dias 5 e 6 de novembro, em todos os Estados. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. Já o exame vai começar às 13h30. O período total de duração das provas permanece de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo. A realização é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A nota do exame é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Conforme o ministério, a participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio.