O investimento em tecnologia como apoio pedagógico aos estudantes das escolas estaduais de Mato Grosso totalizou R$ 2,5 milhões este ano. O montante é resultado do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em convênio com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A compra mais significativa foi a de projetores interativos, ferramentas tecnológicas que colaboram para a aprendizagem. O investimento nos 692 aparelhos, identificados como “computadores interativos”, totalizou R$ 1.743.840,00. A ação foi executada por meio do Termo de Contrato nº 37/2015, em agosto desse ano.
Após o recebimento do material, a Seduc enviou um equipamento para cada escola. Dessa forma, foram contempladas 92% das 752 unidades da rede estadual ensino, sendo que todas que atendem o Ensino Médio agora contam com o aparato tecnológico.
Técnica da Coordenadoria de Convênios da Seduc, Maria Amélia Ramos explica que a demanda das escolas que atendem os anos finais foi prioridade nessa aquisição. “Os alunos maiores conseguem interagir mais com a tecnologia. Por isso decidimos sanar prioritariamente a demanda dessas unidades. A partir de 2016 o investimento acontecerá no intuito de que todas as unidades sejam atendidas”.
O projetor é um aparelho portátil, leve e equipado com mouse, teclado e entradas para CD, DVD e demais acessórios (USB). Acessa internet sem fios e congrega diversas funcionalidades. Portanto, dispensa o uso de computador. A aquisição desse equipamento compõe o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).
Ainda este ano, 275 escolas receberam 2.337 tablets educacionais. Os aparelhos são usados pelo professor como apoio pedagógico em sala de aula para o planejamento e lançamento das ações desenvolvidas em classe.
A compra dos equipamentos foi realizada por dois Termos de Contrato, 30 e 31 de 2015, em junho, totalizando R$ 844.999,00. Os aparelhos, com sete e oito polegadas e conexão wifi, permitem o acesso apenas a conteúdos relacionados às áreas do conhecimento do ensino formal de nível fundamental e médio.