As 10 mil vagas do MT Pré-Vestibular serão disputadas por 37.629 pessoas. O prazo de inscrições encerrou-se ontem. Devido ao feriado de Páscoa e do número elevado de candidatos, a data da prova seletiva que aconteceria neste domingo foi transferida para o dia 19. Os locais de prova serão divulgados pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), na quarta-feira (15). “O número de inscritos superou as nossas expectativas. A demanda foi tão grande que tivemos que prorrogar o prazo de inscrições para que todos tivessem a oportunidade de concorrer a uma vaga”, destacou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro.
Segundo ele, as provas seletivas serão aplicadas nos 25 municípios contemplados com o programa. O início das aulas que estava previsto para o dia 22 deste mês também foi adiado para 27. “As alterações das datas da prova e do início das aulas não vão comprometer o andamento do programa. O cursinho irá até o mês de dezembro como foi previsto inicialmente”, assegurou o secretário.
O MT Pré-Vestibular será executado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) com apoio operacional de uma empresa especializada em educação à distância. Serão aulas expositivas e dialogadas dentro de um campus virtual, ministradas por profissionais de alto nível, com plantões diários para esclarecimentos de dúvidas.
O programa será desenvolvido em Cuiabá , Várzea Grande, Rondonópolis , Cáceres , Barra do Garças, Pontes e Lacerda , Sinop , Alta Floresta, Nova Xavantina , Tangará da Serra, Barra do Bugres , Alto Araguaia, Primavera do Leste, Campo Verde , Sorriso , Juara, Colíder, Paranatinga, Poxoréo, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira , Chapada dos Guimarães, Diamantino e Água Boa.
Os 25 municípios selecionados contam campus ou cursos de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ou de faculdades privadas.