O programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, que visa qualificar os jovens com idades de 18 a 29 anos, de famílias com renda máxima de até um salário mínimo por pessoa terá, em Lucas do Rio Verde, 500 vagas em 10 cursos nas áreas de agronegócio, construção civil, indústria, turismo e serviços. Falta definir a data de início das aulas – a previsão é de, no máximo 90 dias.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fábio Raabe, explicou que os cursos terão de duração de seis meses e foram escolhidos de acordo com as necessidades do município. Os alunos receberão ainda uma bolsa auxílio no valor de R$ 100, depositados mensalmente na conta bancária dos estudantes.
Em todo o Estado serão investidos aproximadamente R$ 19 milhões em 10.200 bolsas de estudo. Além de Lucas do Rio Verde, neste primeiro momento foram beneficiados os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Água Boa e Jaciara.
O poder público local terá a responsabilidade de executar o projeto e ainda de garantir que pelo menos 30% dos alunos sejam inseridos no mercado de trabalho, informa a assessoria.