sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde e UFMT implantam moderno programa de tecnologia para alunos e professores

PUBLICIDADE
Só Notícias

O programa de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional (CiteLucas) está sendo implantado em Lucas do Rio Verde. Alunos e professores de nove escolas da rede municipal terão acesso a um kit de informática móvel, que conta com 36 chromebooks e a inclusão da tecnologia inova na forma de ensinar com o objetivo de melhorar a aprendizagem. O CiteLucas está sendo implantado, por meio de parcerias da prefeitura e instituições, como a Universidade Federal de Mato Grosso que vai possibilitar a formação dos professores e o desenvolvimento de um portal educacional. Mesmo com toda a estrutura tecnológica, os professores não perdem seu papel e dentro das salas, serão como mentores e vão acompanhar o andamento de cada aluno dentro das tarefas dos programas.

Durante o lançamento do Programa CiteLucas, cada unidade escolar recebeu um kit de informática com os equipamentos necessários para iniciar as aulas. Nesta semana, gestores, equipes da secretaria, profissionais de TI, professores e alunos vão participar de um workshop sobre o programa e como utilizar as ferramentas de forma correta. A capacitação acontece nesta segunda, terça e quarta-feiras.

“A prefeitura adquiriu uma tecnologia e necessitava implementar dois elementos que viessem a complementar a utilização desses recursos, que é a formação dos professores e o desenvolvimento de algo que pudesse estar personalizado para pesquisa sobre o perfil educacional, no sentido de melhorar o Ideb e garantir também que esses alunos se potencializassem com o uso dessa tecnologia, que é hoje algo tão natural para sua utilização e seu cotidiano. Com a formação desses professores, que eu chamo de o exército de pensadores, eles vão estar, não só preparados para as aulas, mas também a estimular seus aprendizes, de forma tal que possam utilizar de uma forma mais correta e de acordo com as teorias da educação”, explicou o professor Einstein Lemos de Aguiar, representante da UFMT.

O gestor da Escola Municipal Érico Veríssimo, Flávio Gardin, acompanhou o prefeito e a secretária Cleusa de Marco, ano passado, em algumas unidades escolares em outros Estados e destaca que o programa contribuiu para entender como a tecnologia poderia ser utilizada nas salas de aulas. “Tivemos uma grata surpresa de que lá eles utilizam essa plataforma que a gente está implantando aqui hoje, que é a Matific, pra vir solucionar algumas dificuldades que a gente tem principalmente na área de matemática, já que é uma plataforma atrativa, que trabalha o que o aluno tem de dificuldade de uma maneira interativa, de uma maneira divertida. Hoje a demanda de tecnologia é evidente, não tem como você trabalhar só papel, porque o aluno não se interessa mais, se você der um celular pra ele, ele vai ler muito mais do que está lendo atualmente”, evidenciou.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE