sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas: após projeto-piloto aulas de programação serão para todos alunos da rede municipal

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza

A prefeitura vai estender a toda rede municipal um projeto-piloto aplicado no ano passado na escola municipal Cecília Meireles. O programa Inventura foi desenvolvido por uma empresa na área de tecnologia e visa a implementação da linguagem de programação no currículo do ensino fundamental.

Para atender à demanda, a prefeitura vai investir R$ 59,4 mil comprando kits que serão enviados às escolas, para utilização de professores e alunos. Cada conjunto é composto de um livro didático e uma placa programável, que serve como “ferramenta para ampliar, por meio da programação, da cultura maker e da aprendizagem por projetos, a capacidade de criação, invenção e resolução de problemas”.

No total, serão comprados 190 kits para uso dos alunos e 10 para uso dos professores. O objetivo é amparar os alunos nas aulas de robótica e desenvolver “competências fundamentais como autonomia, protagonismo, cooperação, comunicação e pensamento crítico”.

A secretária municipal de Educação disse, ao Só Notícias, que a decisão de ampliar o projeto se deve aos resultados obtidos na Cecília Meireles. “Foram muito bons, por isso a decisão de expandir para as outras escolas. Implementação de linguagem de programação no currículo da rede. Expectativa melhorar a proficiência dos estudantes em matemática”, afirmou a gestora.

Cada material possui níveis diferentes: Desbravador Jovem, Explorador Jovem, Desbravador, Explorador, Legendário e Mestre. Os kits comprados pela prefeitura de Lucas são do nível Desbravador. Os livros possuem 24 atividades que “estimulam, por meio de perguntas, o pensamento crítico e a solução de problemas, contextualizados com o mundo real, competências necessárias para preparar os alunos a enfrentar um mundo cada vez mais complexo e em transformação permanente”.

O contrato com a empresa fornecedora dos kits foi firmado por meio de dispensa de licitação e terá validade 180 dias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE